terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Harira (Sopa Marroquina)

Gosto muito de viajar e conhecer outros povos e costumes. A receita desta sopa trouxe de Marrakech e foi-me gentilmente cedida pela gerente da riad onde ficámos. Gosto muito de sopas mas esta é a que mais gosto. É uma sopa excelente no inverno, embora em Marrocos se coma todo o ano e é uma sopa que os marroquinos comem depois do pôr do sol, para quebrar o jejum que fizeram durante todo o dia na altura do Ramadão. É rica em especiarias e picante. Aquece-nos o corpo e a alma.
Ingredientes
300 grs de carne de borrego (ou de vaca) moída
1 cebola picada
2 a 3 tomates pelados e picados
1 ramo de salsa (usei coentros)
1 talo médio de gengibre fresco picado ou ralado
280 grs de grão de bico já demolhado e cozido
1 chávena de lentilhas verdes
2 colheres de chá de cominhos
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de canela em pó
Piripiri e sal a gosto
1,5 l de água

Preparação
Refogue a carne picada com a cebola e quando esta estiver transparente junte o tomate, os cominhos, o açafrão e a canela.
Quando levantar fervura adicione os restantes ingredientes. Retifique os temperos e acrescente mais água se achar necessário.

4 comentários:

  1. Que aspecto bom e reconfortante tem esta tua sopinha Noelia, adorei

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. estive a cuscar o teu blog e gostei muito.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Uma sugestão bem ao meu agrado, gosto de tudo o que seja comida marroquinha e esta sopa ainda não conhecia, mas agora poderei experimentar e por todos os sabores que a compõe sei que vou adorar! beijinhos e obrigada pelo carinho :)

    ResponderEliminar
  4. eu estive em Marraqueche o ano passado e amei a gastromonia tambem provei esta sopa que é uma delicia,tenciono voltar lá este ano e ficar por lá 2 messes.beijocas

    ResponderEliminar