domingo, 27 de maio de 2012

Tentáculos de Pota Guisados com Batatas

A ideia inicial seria fazer um arroz com os tentáculos mas a meio do processo decidi-me pelas batatas.Tinha-as em casa acabadas de sair da horta. Foi uma boa escolha.

Ingredientes
1200 g de tentáculos de pota
2 cebolas
2 dentes de alho
70 g de azeite
300 g de tomate aos pedaços
1 kg de batatas novas
Sal e pimenta a gosto
Coentros

Preparação
Coloque numa panela a pota cortados aos pedaços, 1 cebola, 1dl de água ou vinho tinto e leve ao lume cerca de 30 a 40 minutos ou até o polvo ficar macio.
Retire do lume e reserve a água da cozedura e a pota.
No mesmo tacho coloque o azeite a outra cebola picada, os alhos picados e refogue cerca de 5 minutos.
Adicione o tomate e refogue durante 10 minutos.
Junte a pota cozida e as batatas cortadas aos cubos. Tempere com sal e pimenta. Adicione a água da cozedura e leve ao lume cerca de 20 minutos.
Quando pronto salpique com coentros picados.
Bom Apetite!

8 comentários:

  1. A pota e uma boa alternativa ao polvo, tenho feito á lagareiro mas tenho de experimentar a tua receita, pois gostei muito do aspecto.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  2. Os tentáculos são a preferencia do meu marido, eu como o "corpinho" da lula, se eu lhe apresentasse um prato assim , ficaria radiante;)Ficou apetitoso!
    Beijocas, boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Gosto mto com lulas :) Ficou excelente!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fiquei intrigada com a palavra pota, que desconheço. São as diferenças de linguajar do português falado em Portugal e no Brasil.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pota é igual à lula mas maior. Neste caso os tentáculos eram tão grandes que mais pareciam polvo.
      Bjs

      Eliminar
  5. Palavra nova para eu também.

    Boa noite Noelia, desejo uma ótima semana para vc.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Adoro este tipo de refeição e todos os ingredientes desta receita.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar