terça-feira, 18 de junho de 2013

Queijadas da Madeira

Fiz requeijão que já apresentei aqui e andava a imaginar o que fazer com ele, quando vim um post de queijadas da Madeira e pensei é isto mesmo. As queijadas são um doce tradicional madeirense de origem conventual feitas à base de ovos açúcar e requeijão. Quando era miúda não havia pastelaria que não as vendesse, mas agora está a perder-se com o tempo entre tantos doces que vão proliferando por aí. É a primeira vez que fiz e utilizei uma receita do livro "Do Convento para a Bimby". O recheio ficou no ponto mas a massa não é bem esta. Mas para uma primeira experiência o resultado foi ótimo. Rendeu oito queijadas que logo desapareceram. Também podiam ficar menos tostadinhas mas deveu-se ao forno estar nos 180ºC, penso que o melhor seriam os 170º. Fica para uma próxima tentativa :).


Ingredientes para a massa
170 g de farinha
20 g de açúcar
60 g de água
20 g de manteiga

Ingredientes para o recheio
150 g de requeijão
150 g de açúcar (coloquei apenas 120 g)
4 gemas
30 g de farinha


Preparação
Coloque todos os ingredientes da massa no copo e programe 2 Min/Vel Espiga.
Retire, embrulhe em película e deixe repousar cerca de 1 hora.

Prepare o recheio colocando no copo da bimby o requeijão e programe 3 Seg/Vel. 5. Adicione o açúcar, as gemas, a farinha e programe 30 Seg/ Vel 3. Abra o copo e envolva tudo com a espátula. Programe mais 8 min/90ºC/Vel. 2. 

Polvilhe uma superfície com farinha, estenda a massa até ficar bem fina. Barre as formas com manteiga e polvilhe com farinha. Forre as formas com a massa e coloque o recheio, cerca de 2 colheres e dobre a borda da massa para dentro leve ao forno pré-aquecido a 170ºC, cerca de 30 minutos.
Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Adoro. Quando era pequena e ia à Madeira, era praticamente obrigatório comer uma queijada. As de hoje em dia, já não têem o mesmo sabor, mas continuam a saber bem na mesma. Vou levar a tua receitinha para experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. nossa, que delicia, aceitava uma agora mesmo.
    beijos

    ResponderEliminar