sábado, 21 de maio de 2016

Beringela parmegiana… ou algo parecido

Cada vez mais vemos beringelas nas nossas frutarias e supermercados e cada vez mais encontramos pessoas que conhecem o vegetal, mas tempos houve em que a maioria das pessoas perguntava “O que é isso?” quando eu falava que tinha preparado beringelas para o almoço ou para o jantar. No entanto, e apesar de a maioria conhecer as ditas, muitas ainda perguntam “Mas o que fazer com beringelas?”
Ah… tanta coisa! As beringelas aconchegam-se a qualquer tipo de cozinha. Junte-lhe um pouco garam masala e tem um prato indiano; adicione tomate, manjericão e queijo e temos um sabor italiano, ou então, acrescente-lhe um pouco de canela, cominhos, paprika, gengibre e açafrão “et voilá”, temos as nossas papilas gustativas a passear-se por Marrocos. Haja conhecimento e imaginação que a beringela está cá para nos acompanhar sempre.
Hoje viajamos até Itália com as nossas beringelas. Espero que gostem da viagem, nós adoramos.

Ingredientes
2 beringelas
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
4 tomates grandes maduros, sem grainhas e sem pele
Flor de sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de azeite
Orégãos q. b.
Meio pimento picado
Algumas passas e amêndoas laminadas (opcional)
Manjericão
1 colher de chá + 1 colher de sopa de vinagre de vinho
100 g de queijo mozarela ralado


Preparação
Corte as beringelas longitudinalmente.
Com uma colher retire-lhe o miolo sem danificar a casca. Pique o miolo em pequenos pedaços, tempere com um pouco de flor de sal e sumo de limão. Reserve.
Numa panela coloque as cascas em água a ferver, temperada com 1 colher de sopa de vinagre. Deixe ferver por 5 minutos. Retire-as da água, escorre-as bem e coloque num tabuleiro forrado com papel de alumínio e barrado com um pouco de azeite. Reserve.
Numa panela faça um refogado com o azeite, a cebola, o alho, o pimento e o tomate. Quando a cebola estiver bem transparente e o tomate dissolvido, acrescente o vinagre e tempere com a flor de sal e a pimenta a gosto. Acrescente o miolo da beringela e deixe cozinhar até ficar macio (se necessário junte meia chávena de chá de água).
Rectifique os temperos, retire do lume e distribua este preparado pelas cascas da beringela anteriormente dispostas no tabuleiro. Acomode bem o preparado às cascas, junte algumas passas e amêndoas laminadas, cubra com o queijo mozarela e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, até ficarem bem tostadinhas.
Bom Apetite!




1 comentário:

  1. Dantes não gostava pois nunca lhes tinha dado uma utilização credível! Achava mesmo que era um alimento sem hipótese! Mas fui insistindo e estou fã! Adoro assim recheada e também gosto muito em lasanha como já publiquei no blog! beijinhos

    ResponderEliminar